Ensinamentos passados por gerações

Certa vez numa conversa que tive com uma amiga sobre moral, valores e bons costumes , lembro de chegarmos num momento em que ela falou: “Ah, eu acho que isso seja certo porque meus pais me criaram assim”. O problema de acreditarmos piamente nisso é que fazemos ou deixamos de fazer algumas coisas e a julgar outras com base nisso.

Meus pais me deram uma criação primorosa, mas hoje já não concordo com algumas das coisas que aprendi com eles. Infelizmente, nossos pais foram criados numa sociedade machista e com muitos valores enraizados que eles nos passam como algo natural, imperceptível.

Uma amiga escreveu uma publicação no Facebook que vai nessa lógica dos ensinamentos passados por geração:

“Sei bem que a gente acaba, em vezes, participando de algum tipo de preconceito pelo jeito que o lugar onde vivemos o transforma em algo natural… Isso faz a gente pensar que tudo bem alguns comentários passados de geração em geração. Mas não, preconceito disfarçado de costume ainda é preconceito; camuflar ele só gera mais ignorância”.

Não é questionar se seus pais ou os meus são os piores do universo, mas aprendi coisas que não acredito serem certas.

O problema em acreditar cegamente na máxima de que se um ensinamento foi passado por gerações é de que, dependendo da roupa que a mulher está usando, por exemplo, ela é uma baita de uma periguete; há quem acredite nisso, e use para julgar a indumentária de outras pessoas, mas roupa não faz caráter de ninguém. E, mesmo que fizesse, que direito temos de meter o bedelho no que outra pessoa usa ou deixa de usar?

Ainda acredito que pessoas mais velhas que eu são livros vivos, com baitas histórias de vida e ensinamentos. Numa conversa com minha tia hoje, aprendi a colocar gelatina sem sabor quando eu for fazer uma musse de maracujá para ficar mais consistente. Só tento ligar meu alerta imaginário dependendo do rumo que a conversa toma para não aprender coisas que não sei como um dia foram ditas como certas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s